sexta-feira, 22 de outubro de 2010

INTERVOZES. Levante a sua voz!


Em 12 de dezembro de 1948 foram instituídos os direitos humanos, direitos que envolvem liberdade e que nos diferenciam dos animais, visto que “somos bípedes, mamíferos, dotados de tele encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor”.
O vídeo “Levante sua voz” demonstra que os direitos humanos envolvem o conceito de ir e vir e garante que as diferenças e liberdades individuais sejam respeitadas. Um exemplo é a constituição de uma família que se segmenta em pai, mãe e filhos. Porém em alguns países da Europa essa família pode ser dotada de dois pais ou duas mães, e filhos. Já no Brasil a constituição proíbe esse tipo de união oficial.
As famílias e as pessoas para se comunicar usam os seus cinco sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). A maioria das pessoas utilizam a fala como maior meio de comunicação por que é mais fácil, simples e não custa nada. Porém se estas famílias ou pessoas quiserem se comunicar em uma maior proporção deve-se se utilizar meios de comunicação, normalmente televisão ou rádio por atingir um contingente maior. Mas para atingir esse público alvo, é exigido uma concessão pública que é um acordo entre o dono da emissora (seja ela de rádio ou televisão) e o governo, concessão que proibi o dono da emissora, a ter mais de cinco canais, e ter no máximo 25% da sua programação direcionado a publicidade e 5% para programação jornalística. Os EUA e Brasil venderam quase 100% de seus canais de TV para as emissoras privadas, porém no Brasil o oligopólio não possui limites,  pois além da TV pode possuir rádios, jornais e revistas. Já em países da Europa e Ásia mais de 40% das emissoras são públicas (não visam lucros).
Quem domina o mercado brasileiro de comunicação são políticos e deputados, pois conseguir essa concessão é mais fácil, já que eles são, geralmente, amigos de outros deputados, senadores, prefeitos e até o presidente. Além de que com todo esse poder e oligopólio os donos de emissoras podem comandar e manipular toda a informação que eles queiram que o Brasil e sua população vejam todos os dias. Manipulação que é chamada de Edição, sempre usada para cortar ou sobrepor qualquer tipo de informação que eles não querem que nós, público em geral, não soubemos. Hoje o público se motiva a fazer seu próprio meio de comunicação, um exemplo é a radio feita por e para deficientes visuais, rádio livre e sem uma grande censura.
Hoje no Brasil há cerca de 20.000 pedidos para conseguir uma concessão para criação de uma emissora, 7.559 desses pedidos foram arquivados e 3.536 foram negados 3.652 foi atendido, o resto ainda está no ministério das comunicações. E os governos fecharam 6.716 dessas emissoras, uma delas foi a rádio feita por e para o público de deficiência visual, levando em conta que o número de fechamento é quase o dobro de concessões que foram atendidas. Rádios sem essa concessão é crime, e pode levar pena maior que as de lesão corporal e cárcere privado. Esse fato deve mudar, os meios de comunicações devem ser livres do governo e de uma possível censura, algo feito do povo para o povo.
                Visto que os meios de comunicação, rádio, televisão, internet, entre outros, é um dos meios mais utilizados atualmente, acreditamos que emissoras de TV deveriam possuir mais de 5% de programação jornalística, para passar mais informações, e também haver uma programação educativa, atualizando as pessoas sobre seus direitos e deveres, além de formalizar mais a população, e tornar mais pública a existência da censura e o consentimento de criação de uma emissora, mostrar que essas emissoras podem exercer uma função importante na formação de uma pessoa, pois a comunicação está desde o começo e até o fim de nossas vidas.

A seguir vídeos relacionados.

Parte1.
http://www.youtube.com/watch?v=gf3Votr52QQ&p=088428ADB4B6CAC2&playnext=1&index=39

Parte2.
http://www.youtube.com/watch?v=gr6qFODxkAA&feature=related

Lula Sem Popularidade

Fonte : http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/06/320658.shtml



Já esta charge ironiza o fato de que a popularidade do presidente Lula está caindo de forma que ele perde todos os seus amigos do Orkut.

O Orkut do Lula

Fonte: http://zonaderiso.blogspot.com/2009/08/charge-o-orkut-do-lula.html


A charge aborda ironicamente a rede social do presidente lula através de um perfil do Orkut.
Ela passa a ideia de que o atual presidente da republica, Luis Inácio Lula da Silva, é uma pessoa egocêntrica e tem como amigos, pessoas poderosas, sendo a maioria do movimento esquerdista, tendo também o atual presidente dos EUA, Barack Obama, mostrando que ele quer manter proximidade com o presidente Lula.
Suas comunidades resumem um pouco de sua personalidade e suas vontades como uma em particular que é eleger Dilma Rousseff como presidente do Brasil em 2010.

Biografias

Alex da Silva de Araújo, nascido em 11 de junho de 1990 Brasília DF. Estudante de Engenharia de Computação pelo UniCEUB. Trabalha atualmente na Help Tech Inf. LMTDA.

Andressa Lucena Martins de Miranda, nascida 21 de setembro de 1990 em Brasília-DF. Estudante de Engenharia Civil pelo UniCEUB, e Matemática pela UnB. Trabalha no PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) pela Universidade de Brasília.

Diego Jardim de Carvalho Rachel Garcia, nascido em 10 de maio de 1990 em Brasília-DF, começou a cursar Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, mas não concluiu. Estuda atualmente Engenharia de Computação pelo UniCEUB.

João Marcos Biancardini Rennó, nascido em 15 de novembro de 1991 Brasília-DF. Estudante de Engenharia de Computação pelo UniCEUB.

Thiago Emanuel Sampaio Duarte, nascido em 15 de novembro de 1990 Brasília-DF. Estudante de Engenharia de Computação pelo UniCEUB.

Yuri Silva Sousa, nasceu em 24 de julho de 1991 em Brasília-DF, cursa Engenharia de computação no UniCEUB. Trabalha atualmente na empresa CTS como programador Java.