sexta-feira, 22 de outubro de 2010

INTERVOZES. Levante a sua voz!


Em 12 de dezembro de 1948 foram instituídos os direitos humanos, direitos que envolvem liberdade e que nos diferenciam dos animais, visto que “somos bípedes, mamíferos, dotados de tele encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor”.
O vídeo “Levante sua voz” demonstra que os direitos humanos envolvem o conceito de ir e vir e garante que as diferenças e liberdades individuais sejam respeitadas. Um exemplo é a constituição de uma família que se segmenta em pai, mãe e filhos. Porém em alguns países da Europa essa família pode ser dotada de dois pais ou duas mães, e filhos. Já no Brasil a constituição proíbe esse tipo de união oficial.
As famílias e as pessoas para se comunicar usam os seus cinco sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). A maioria das pessoas utilizam a fala como maior meio de comunicação por que é mais fácil, simples e não custa nada. Porém se estas famílias ou pessoas quiserem se comunicar em uma maior proporção deve-se se utilizar meios de comunicação, normalmente televisão ou rádio por atingir um contingente maior. Mas para atingir esse público alvo, é exigido uma concessão pública que é um acordo entre o dono da emissora (seja ela de rádio ou televisão) e o governo, concessão que proibi o dono da emissora, a ter mais de cinco canais, e ter no máximo 25% da sua programação direcionado a publicidade e 5% para programação jornalística. Os EUA e Brasil venderam quase 100% de seus canais de TV para as emissoras privadas, porém no Brasil o oligopólio não possui limites,  pois além da TV pode possuir rádios, jornais e revistas. Já em países da Europa e Ásia mais de 40% das emissoras são públicas (não visam lucros).
Quem domina o mercado brasileiro de comunicação são políticos e deputados, pois conseguir essa concessão é mais fácil, já que eles são, geralmente, amigos de outros deputados, senadores, prefeitos e até o presidente. Além de que com todo esse poder e oligopólio os donos de emissoras podem comandar e manipular toda a informação que eles queiram que o Brasil e sua população vejam todos os dias. Manipulação que é chamada de Edição, sempre usada para cortar ou sobrepor qualquer tipo de informação que eles não querem que nós, público em geral, não soubemos. Hoje o público se motiva a fazer seu próprio meio de comunicação, um exemplo é a radio feita por e para deficientes visuais, rádio livre e sem uma grande censura.
Hoje no Brasil há cerca de 20.000 pedidos para conseguir uma concessão para criação de uma emissora, 7.559 desses pedidos foram arquivados e 3.536 foram negados 3.652 foi atendido, o resto ainda está no ministério das comunicações. E os governos fecharam 6.716 dessas emissoras, uma delas foi a rádio feita por e para o público de deficiência visual, levando em conta que o número de fechamento é quase o dobro de concessões que foram atendidas. Rádios sem essa concessão é crime, e pode levar pena maior que as de lesão corporal e cárcere privado. Esse fato deve mudar, os meios de comunicações devem ser livres do governo e de uma possível censura, algo feito do povo para o povo.
                Visto que os meios de comunicação, rádio, televisão, internet, entre outros, é um dos meios mais utilizados atualmente, acreditamos que emissoras de TV deveriam possuir mais de 5% de programação jornalística, para passar mais informações, e também haver uma programação educativa, atualizando as pessoas sobre seus direitos e deveres, além de formalizar mais a população, e tornar mais pública a existência da censura e o consentimento de criação de uma emissora, mostrar que essas emissoras podem exercer uma função importante na formação de uma pessoa, pois a comunicação está desde o começo e até o fim de nossas vidas.

A seguir vídeos relacionados.

Parte1.
http://www.youtube.com/watch?v=gf3Votr52QQ&p=088428ADB4B6CAC2&playnext=1&index=39

Parte2.
http://www.youtube.com/watch?v=gr6qFODxkAA&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário