sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Esquema Sobre o Artigo Acadêmico


Resumo

1. O artigo descreve sobre o que é o Orkut e como este poderia ajudar a promover uma imagem organizacional.

Introdução

1.      As organizações com necessidades de visibilidade e credibilidade no mercado.
1.1.Relacionamento com o público.
1.2.Organizações que utilizam internet através das redes sociais para propagar sua imagem perante seus públicos.

Imagem Organizacional

1.      A imagem passada pode ser diferentemente percebida de pessoa para pessoa causando inúmeras interpretações para o mesmo objeto.
2.      Na sociedade atual, uma imagem ruim pode significar o fim de uma organização.
3.      A imagem de uma organização não é necessariamente correspondente a sua identidade ou personalidade mas, estão diretamente relacionados.
4.      O principal papel da comunicação organizacional é tentar aproximar a imagem da identidade.
5.      Para uma imagem ser construída deve haver propagação da identidade da organização.
6.      A comunicação organizacional precisa utilizar mídias.
7.      O Orkut é a rede social ,no Brasil, mais utilizada para propagar a divulgação de uma imagem por ser uma rede gratuita e de fácil acesso.

Redes Sociais: O que são e Como Funcionam?

1.      Uma rede social é relação entre pessoas e laços sociais.
2.      Esses laços sociais geram uma troca de informação.
3.      A troca de informação é feita por pessoas que conversam sobre algum tema
4.      Mais laços são criados nessa troca de informações

A Mais popular rede social no Brasil

1.      Orkut, um “software social” que alcançou grande popularidade entre os internautas brasileiros
2.      Atualmente, 53,45% dos usuários do Orkut são do Brasil, os demais ficam divididos.
3.      Basicamente, este software funciona através de perfis e comunidades
4.      As comunidades no Orkut são criadas pelos usuários da rede, agregando grupos que se identificam com a proposta e descrição da comunidade.

O Orkut como ferramenta

1        O Orkut pode ser visto, assim, como uma das possibilidades das organizações se inserirem ou serem inseridas neste novo contexto.
2.      Orkut, como forma de utilização da própria rede para promoção e avaliação.
3.      Essas práticas estão cada vez mais sendo usadas, grandes empresas financiam as redes sociais, mas está fora de questão no presente momento.
4.      Usuários do Orkut criam comunidades sobre está ou aquelaorganização, ou porque se identificam com esta ou, por vezes, por que não concordam com certas atitudes da mesma
5.      Orkut se constitui em uma mídia alternativa gratuita, de fácil utilização e atualização, onde as informações ficam registradas on-line para futuras verificações
6.      A possibilidade das organizações se inserirem no Orkut é evidente devido à facilidade de cadastro na rede e facilidade de criação de comunidades para a propagação da identidade da organização
7.      Além disso, as organizações podem ter perfis fakes, mas estes no bom sentido, no
sentido de representarem uma organização e sua personalidade
8.      É através das comunidades que podemos constatar a troca de capital social maisrelevante ao estudo.
9.      As organizações que tem seus públicos centrados em uma faixa etária de 18 a 25anos encontram maior facilidade de mensuração da sua imagem quanto de propagaçãona rede.
10.  Essa faixa toma conta de 60,24% da rede, sendo que podem conter menores de idade que não deveriam estar na rede, mas que burlam a regra.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

1.       Os horizontes da comunicação, mediada por computador aumentam e atraem cada vez mais usuários que podem ser estudados e entendidos como uma forma de medir e propagar a imagem organizacional.

           2.   Esses sites possibilitam um maior estreitamento das relações
profissionais, já que facilitam o contato com funcionários, fornecedores etc.

3.      Contribuição das redes sociais na Internet para a comunicação organizacional seria no estudo do comportamento dos seus públicos, comportamento como um todo, não somente perante a organização, para que cada vez mais a comunicação com e para eles seja mais adequada e direcionada, garantindo maior eficácia das ações comunicacionais.
4.      Contudo, o estudo da imagem organizacional nas redes, objetivando aqui o Orkut,encontra alguns problemas no que dizem respeito à confiabilidade nos perfis ecomunidades criados. Devido à facilidade de cadastramento e ascensão dos perfis fakes(aqui tratados no sentido negativo), a apropriação do Orkut por algumas pessoas de máfé pode acabar com a imagem de uma organização ao serem espalhados boatos edifamações sem fundamento real com o intuito de acabar com a concorrência.

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