sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Texto sobre Artigo Acadêmico

Opinião do blog sobre o tema.

Título: Orkut como ferramenta da imagem organizacional
Autor: Larissa Rilho Munhoz ( Estudante do 7º semestre de Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propaganda - Universidade Católica de Pelotas - UCPel)



O artigo fala sobre a importância das redes sociais para a organização, pois é um grande meio de divulgação sobre o tema.  A principal rede social usada no Brasil é o Orkut. A principal idéia se baseia em usuários que criam comunidades e entram. Comunidades que são sobre algum tema ou a organização em debate. Usuários criam laços sociais por meio dessas comunidades, onde discutem sobre os pontos bons e ruins sobre determinado tema. A produtividade feita sobre essa troca de informação é chamado de capital social, esse capital faz a imagem da organização.
            Para atingir o publico, hoje, as empresas precisam se adaptar ao novo mundo, ai é quando entra as redes sociais, no caso da realidade brasileira, o Orkut, já que mais de 54% dos usuários do Orkut são brasileiros. Organizações/Empresas criam perfis para atingir esse público mostrar o seu trabalho/produto. Por meios de ferramentas oferecidas pelo Orkut, como as comunidades, é divulgado todo esse trabalho, onde é aberto para os usuários para discutirem sobre os pontos bons e ruins da organização. Com essa rede, é possível para a organização saber sobre o que os clientes acham, e estar mais perto deles para atingir suas necessidades.
            Na opinião do grupo, a inclusão de empresas/organizações ajuda tanto a instituição como o publico que a vê nessa rede, pois com a empresa mais perto do publico, é possível obter mais informação sobre a instituição e discutir seus objetivos/produtos. Essa proximidade com o publico trás também objetivos para as pessoas como trabalhar na instituição, etc. Orkut é a melhor ferramenta para reunir esses objetivos, pois possui ferramentas que integram tanto a instituição como o publico alvo, comunidades, enquetes e até as conversas entre os próprios usuários que os usam.
            Foi apresentado idéias sobre redes sociais e internet, onde colocamos vários links onde as pessoas possam ter idéias sobre como funcionam as redes sociais. Como ferramenta as redes possuem diversos pontos de vantagens onde cada pessoa que às utilizam, como o Orkut, facebook, twitter, etc. O principal objetivo para a utilização é a criação de laços sociais, amizades, pesquisas sobre determinado tema, e até mesmo para contato profissional e também utilizar para obter uma informação mais utilizada. Conclui-se que as Redes sociais fazem parte da vida da maioria dos usuários, pois, usuários utilizam um simples fórum para se manter informado. A necessidade criar vínculos com alguém ou a instituição é necessária para ambos, pois com esses laços é possível atingir ambos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário